4 Motivos porque brincar com seu pet é muito importante!

Sabemos que brincar com nossos pets é muito divertido, mas também é muito importante!

 

Um estudo da Universidade de Bristol, Inglaterra mostrou que brincar está relacionado ao bem-estar animal. 4 mil tutores de cães participaram desse estudo e o resultado foi de que os pets que não brincam tanto podem sofrer com problemas comportamentais
como ansiedade e até depressão.

Importância e benefícios de brincar:

Brincar é um dos aspectos mais importantes do comportamento, os cães, por exemplo, enquanto com a mãe e os irmãos, aprendem a se comportar e a comunicar de forma eficaz e as brincadeiras têm um papel importantíssimo nesse aprendizado.

 

Aqui estão 4 benefícios que brincar traz aos nossos pets e dicas do que fazer:

1. Brincar é importante para o desenvolvimento físico: aumenta a resistência e estimula a coordenação motora. Exemplos: jogar bolinha, frisbee, buscar e trazer objetos, cabo de guerra.

Na foto ao lado, Chico com as bolinhas que tanto ama (Kong Squeezz Action Ball, disponível no nosso site). Créditos: Instagram - @nina.srd

 

 

 

2. Brincar ajuda a eliminar o stress e o tédio e previne comportamentos indesejáveis: um cachorro ou gato que não tem o que fazer vai encontrar algo para se distrair em casa e nem sempre os tutores podem gostar do resultado. O ideal é fornecer oportunidades para que o pet gaste energia e se entretenha com brinquedos próprios para ele.

Exemplos: Aqui usamos muito benebone, ótimo para que o cachorro possa roer com segurança! E para quem tem gatos, arranhadores, esfregadores (Kong Connects Kitty Comber) ou túneis são ótimos!

Dá só uma olhada na Nina com o seu querido Benebone, na foto abaixo! Instagram: @nina.srd

3. Brincar é importante para o desenvolvimento mental e cognitivo: incentiva o animal a explorar seus sentidos e capacidades, estimula funções cognitivas e a neuroplasticidade (capacidade do cérebro se adaptar a mudanças e reorganizar os circuitos neurais devido a experiências e novos aprendizados, são criadas novas conexões neurais) e aumenta a capacidade de aprendizado.

 

Exemplos: treinar, usar tapetes de fuçar, kong recheado, tabuleiros.

4. Brincar é importante para o desenvolvimento emocional e aumenta o vínculo com o tutor: estimula seus comportamentos naturais e boas experiências, proporciona aumento de confiança e diminuição do medo e agressividade.

Exemplos: podemos citar de novo os treinos, que devem ser curtos, divertidos e sempre com reforço positivo (recompensando o cão pelos comportamentos desejáveis), brincadeiras simples de bolinha ou fazer enriquecimento ambiental com brinquedos diferentes ou feitos em casa (com rolos de papel higiênico, por exemplo), brinquedos de roer (cães), varinhas para os gatos (estimulam comportamento de caça).

Na foto acima, Joy brinca de morder com seu Benebone Zaggler, disponível no nosso site (Instagram: @joy.2theworld).

O importante é investir tempo de qualidade para brincar com seu pet, sem distrações! Isso fará bem a vocês dois!

 

Na foto abaixo, Ted brinca com sua varinha Kong Laser Teaser, também disponível no nosso site (Instagram: @trigatos).

 

BrincarCachorroCategory_cachorroCategory_dicas de cuidadosCategory_gatoGatoPet