Quantos anos vive um cachorro? 9 raças que vivem mais

Quantos anos vive um cachorro

Os cães são ótimos companheiros e depois que chegam, passam a fazer parte da família. Por isso, é comum se perguntar quantos anos vive um cachorro e tentar fazer comparativos com a idade humana para entender os momentos da vida do pet. 

Você já se fez essa pergunta? Infelizmente, o tempo de vida é menor que o dos humanos, então as pessoas tentam entender como é a expectativa de vida dos cães. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para responder às principais dúvidas sobre o assunto e mostrar as 9 raças que vivem mais, considerando as mais conhecidas!

Pensando em um presente especial para o seu cãozinho? Conte com a New York Pets. Confira nossas promoções!

Por que os cães vivem menos que as pessoas?

Porque a fisiologia dos cães é bem diferente da nossa. Cada animal e espécie tem o organismo diferente, o que influencia nas características, hábitos e expectativa de vida. Os cachorros têm um envelhecimento mais rápido que o dos humanos, por isso, eles vivem menos. 

Um fato importante é que a expectativa da vida do cão sempre será influenciada pelas suas condições de vida. Portanto, é importante que os donos adotem cuidados frequentes, como idas ao veterinário e a compra de produtos de qualidade. Para isso, conte sempre com uma empresa de confiança para manter o seu pet saudável e seguro!

Qual é a média de vida de um cachorro?

A média de vida dos cachorros varia muito conforme a raça e os hábitos, então não é fácil estipular uma idade. De modo geral, é esperado que eles vivam entre 10 e 13 anos.

Qual a idade máxima que um cachorro vive?

Isso dependerá da raça e de diversos fatores, como genética e condições de vida do animal. Contudo, alguns cães podem viver 20 anos ou mais. 

Como calcular a idade de um cachorro?

Uma dúvida comum é saber como calcular a idade humana de um cachorro, para ter uma noção mais realista sobre qual seria a fase da vida do pet. 

Diferentemente do que muitos pensam, multiplicar a idade do cão por 7 não é suficiente para uma visão realista sobre quantos anos vive um cachorro. Estudos científicos chegaram à seguinte fórmula: idade humana = 16 x Ln + 31.

Aqui, “Ln” significa logaritmo natural”, que pode ser obtido nesta calculadora inserindo a idade do cão. Por exemplo, o cálculo da idade humana de um cão de 5 anos seria:

  • 16 x 1,60 (Ln) + 31;
  • 25,5 + 31;
  • idade humana: 36,5.

Quais fatores podem aumentar a longevidade de um cachorro?

Com tanto amor pelos cães, é comum procurar entender quantos anos vive um cachorro e formas de aumentar a sua longevidade. Exatamente por isso separamos algumas dicas essenciais sobre o assunto, veja só! 

Vacinação correta

A vacinação é fundamental para aumentar a imunidade do cachorro e evitar doenças infecciosas, prejudiciais ao organismo e que podem afetar a longevidade do animal. Portanto, mantenha as vacinas em dia. 

Alimentação balanceada

Escolha ração e petiscos de qualidade, sempre verificando a tabela nutricional e a indicação de raça e porte. Caso tenha dúvidas sobre a melhor opção, converse com um veterinário.

Profilaxia dos dentes

A falta de cuidado com os dentes dos cães geram tártaros e podem evoluir para diversas doenças. É importante fazer uma limpeza profissional a partir dos 3 ou 4 anos, de forma anual, além de escovar os dentes do pet em casa e adotar outros cuidados com a higiene

Cuidados veterinários

Faça um acompanhamento veterinário para monitorar o crescimento, prevenir e detectar doenças de forma precoce. Isso reduz os riscos de desenvolver problemas mais graves e aumenta as chances de recuperação diante de enfermidades.

9 raças de cachorros que vivem por mais tempo 

Por que os cães vivem menos

Não é possível saber quantos anos vive um cachorro exatamente, mas eles contam com diferentes expectativas de vida conforme a raça. Por isso mesmo, listamos as 9 principais, mostrando quais vivem mais tempo!

1. Salsicha (Dachshund)

O corpo comprido com pernas curtas rendeu o apelido de “salsicha” para essa raça. Inteligente, corajosa e dócil, eles vivem entre 15 e 20 anos. 

2. Poodle

Os poodles são bastante procurados por perderem pouco pelo e serem hipoalergênicos. Com diferentes portes, eles vivem entre 14 e 18 anos. 

3. Beagle

Muito amigável e brincalhão, o Beagle é uma opção comum para apartamentos e para quem tem crianças. A expectativa de vida é de 13 a 16 anos

4. Shih Tzu

Com uma pelagem exuberante e um comportamento dócil os cães da raça Shih Tzu são ótimos companheiros e podem viver entre 10 e 16 anos. 

5. Pinscher

Os Pinschers são cachorros de pequeno porte conhecidos pelo seu temperamento forte, mas que também são bastante amorosos. Eles vivem, em média, 15 anos. 

6. Pit bull

Mais conhecido como uma raça para cão de guarda devido ao instinto protetor, essa é uma raça leal, afetuosa e divertida. A expectativa de vida é de 12 a 14 anos. 

7. Labrador

Se você também chorou com Marley e Eu, sem dúvidas já pensou em ter um Labrador. É uma raça inteligente e carinhosa, muitas vezes usada como cão de companhia ou guia. Costuma viver entre 10 e 14 anos. 

8. Pug

Conhecidos pela cara achatada e o porte pequeno, são carinhosos e leais, por isso muito procurados por diferentes perfis de famílias. Eles vivem entre 10 a 12 anos.

9. Pastor alemão

O pastor alemão é conhecido por seu grande porte, obediência e inteligência, motivo pelo qual é a raça de muitos cães policiais. O tempo médio de vida varia entre 7 e 10 anos

Dúvidas frequentes sobre a expectativa de vida dos cachorros

média de vida de um cachorro

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Separamos as principais perguntas e respostas sobre a média de vida dos cachorros, veja só!

Cachorro vira-lata vive mais?

Se você já se perguntou quando anos vive um cachorro vira-lata, fique sabendo que essa é uma raça que tem uma ótima expectativa de vida, que varia entre 16 e 18 anos. Isso acontece pela mistura de raças e os hábitos que foram desenvolvidos pelos animais, já que eles precisam se submeter a diferentes condições para sobreviver. 

Cachorro maior vive mais?

Não. Na verdade, o que acontece é o contrário: as raças menores costumam ter uma expectativa de vida maior do que os cachorros de grande porte. 

Em 2017, uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos pela Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa identificou que os cães de raças grandes têm um metabolismo maior e trajetórias de crescimento mais rápidas. Ou seja, eles envelhecem mais rápido e, por isso, vivem menos. 

A expectativa de vida varia de acordo com a raça do cachorro?

Sim, cada raça conta com características genéticas e fisiológicas específicas, o que pode gerar predisposição ao desenvolvimento de alguns problemas de saúde, reduzindo a expectativa de vida. 

Qual é a raça de cachorro que vive mais tempo?

Os Chihuahuas, apesar de serem a menor raça de cachorro existente no mundo, também são os que vivem mais tempo. A expectativa de vida é de até 20 anos. 

Qual a raça de cachorro que vive menos?

Aqui há um empate: as raças que vivem menos são o dogue de bordéus e o boiadeiro montanhês de berna, com expectativa de vida entre 5 e 8 anos. 

Independentemente da expectativa de vida, é importante adotar uma rotina de cuidados com o cachorro e uma alimentação adequada para aumentar a longevidade do seu animalzinho. Para ajudar, você encontra diversas opções de petiscos e outros produtos para alegar o seu companheiro na New York Pets!

Viu só? Saber quantos anos vive um cachorro e como calcular a idade do cão não é tão complicado quanto parece, mas é importante entender que tudo isso varia em cada caso.Além disso, foque aproveitar cada momento com o seu companheiro para que ele se mantenha saudável e feliz.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal