🎁 Presente de boas-vindas: Use o cupom PRI10 e ganhe 10%OFF em sua primeira compra hoje!

Osso para cachorro: veja como escolher o melhor para seu pet

osso para cachorro

Uma dúvida comum entre os tutores é se é possível dar osso para cachorro e como escolher o melhor. Isso é importante porque existem algumas limitações: alguns tipos de ossos não são recomendados, pois oferecem riscos ao animal. Por outro lado, se escolhido corretamente, o osso traz alguns benefícios importantes para o seu pet. 

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Quer ver o seu cãozinho feliz?  Brinque com ele! Confira nossas promoções de bolas!

Por que o cachorro gosta de osso?

Quando o assunto é cachorro, é inevitável pensar em osso, não é verdade? Nas animais frequentemente os cães estão roendo ossos ou são atraídos por eles. Em produtos voltados para os pets, essa também é uma figura frequente.

Esse gosto pelos ossos faz parte de seus instintos: antes de serem domesticados, os animais viviam livres e consumiam carne, resultado da caça. Assim, é importante que os tutores estimulem os cães e existem diversos produtos que podem ser usados para brincar e roer, descubra agora!

Quais são os benefícios dos ossos para os cachorros?

Se você tem dúvidas se é bom dar osso para cachorro, a resposta é sim, desde que sejam observados todos os cuidados. Conheça os benefícios!

Enriquecimento ambiental

Dar ossos para o cachorro é uma prática de enriquecimento ambiental, que modifica o ambiente onde o animal vive. Assim, ele estimula os sentidos (olfato, visão, tato e paladar) e traz novas experiências para a alimentação.

Nutrientes 

Alguns ossos são comestíveis, então oferecem nutrientes importantes para o animal, especialmente proteínas, minerais, colágeno e cartilagem. Por isso mesmo, o consumo colabora com o fortalecimento de tendões, articulações e ligamentos do cachorro. 

Saúde bucal

Roer ossos ajuda o cachorro a retirar sujeiras dos dentes e elementos prejudiciais à saúde bucal. Eles ajudam na prevenção de tártaro e outras doenças. Mas tenha atenção, pois os cuidados com a higiene, como a escovação, devem ser mantidos. 

Fortalecimento de músculos

O osso para cachorro se torna uma brincadeira: ele pode brincar de correr e pegar, além de fazer outros exercícios que ajudam a musculatura. E não podemos esquecer que o ato de roer colabora com o desenvolvimento dos músculos do crânio e do pescoço. 

Quais tipos de ossos fazem bem para os cachorros?

cachorro-gosta-de-osso

Antes de dar um osso para o cachorro morder, é preciso avaliar se ele é de qualidade. Listamos os principais tipos que fazem bem para os animais. 

Osso vegano

Para quem tem um modo de vida vegano e não gosta da ideia dos ossos naturais ou com produtos de origem animal, existem opções especiais no mercado. Nesse caso, é produzido um osso vegetal para cachorro, que oferece nutrientes e é considerado bastante seguro para a alimentação. 

Osso de Nylon

O osso para cachorro de Nylon é produzido com um material totalmente seguro: atóxicos e duráveis, se tornam ótimas opções para os animais, mas não são opções comestíveis. Existem alternativas com diferentes níveis de rigidez, sempre desenvolvidos para não soltar grandes pedaços quando mordidos, visando a segurança dos pets.  

Osso para cachorro natural

Existem diversos tipos de osso natural para cachorro, como os de boi ou de porco. Aqui, ideal é adquirir os que já foram devidamente tratados por empresas especializadas e são vendidos nos pet shops. 

Como escolher o osso ideal para seu cão?

Você deve estar se perguntando qual o melhor osso para cachorro roer, não é? Opte por aqueles fabricados de forma natural ou com produtos que não oferecem risco para o animal e que sejam resistentes, mais difíceis de quebrar. 

Também é importante escolher ossos grandes (considerando sempre o porte do seu cão), para que não tenha riscos de ele engolir a peça inteira. Em caso de dúvidas, peça indicações para o veterinário e sempre conte com fornecedores de confiança: analise a reputação da loja e todas as características do produto. 

Além disso, evite aqueles feitos com couro, pois são pobres em nutrientes e a fabricação envolve o uso de substâncias químicas como amônia e soda cáustica, que podem prejudicar a saúde do seu cão. Esses ossos também têm uma textura pegajosa quando mastigados e não são facilmente digeridos, o que pode causar obstruções e engasgos no animal.

Quais são os principais cuidados que você deve tomar ao dar um osso para seu cachorro?

Depois de conhecer os benefícios e como escolher o osso para cachorro, confira alguns cuidados importantes para a saúde e a segurança do seu pet:

  • escolha sempre produtos de qualidade para a segurança do seu cão;
  • fique de olho no cão para evitar engasgos e agir com rapidez, caso seja necessário;
  • verifique o estado do osso antes e depois da mastigação para fazer o descarte no momento certo;
  • não ofereça ossos de galinha, pois são muito frágeis e podem criar pontas, ferindo o animal;
  • não deixe os ossos com o cachorro por um longo período para prevenir o excesso de exercícios na mandíbula;
  • resista à tentação de dar aquele osso que sobrou do churrasco: além de ter sal, que pode ser prejudicial, eles também são muito frágeis e podem quebrar.

Dúvidas frequentes sobre osso para cachorro

melhor osso para o cachorro

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não tem problema! Respondemos às principais perguntas sobre os ossos para cães, veja só!

Qual o melhor osso para o cachorro?

Tudo depende da finalidade do osso: brincadeira, alimentação, higiene, etc. A dica para acertar na escolha é ler a descrição do produto com atenção e, diante de dúvidas, contar com ajuda profissional.

Qual o melhor osso para o cachorro limpar os dentes?

Não existe uma resposta exata, mas é importante procurar aqueles que tenham sido desenvolvidos para facilitar a higiene do animal. Então, fique de olho no rótulo e peça ajuda do seu veterinário para receber indicações.

Ossinho palito para cachorro faz mal?

Eles não são recomendados pelos mesmos motivos que os ossos de couro. Durante a mastigação, o ossinho palito fica com uma textura mole e pegajosa, o que pode fazer com que o cão engasgue ou fique obstruído durante a digestão.

Posso dar osso para meu filhote?

Os filhotes de cachorro só devem ganhar ossos quando estiverem com a dentição completa, o que acontece por volta dos 7 meses de idade. 

Se você procura um osso para cachorro com qualidade, conheça as opções da Benebone que temos disponíveis!

Como fazer um osso para cachorro?

A melhor forma de fazer isso é contar com ossos naturais. Eles devem ser crus e, preferencialmente, peças maiores, como os joelhos, com um pouco de carne, cartilagem e outros tecidos moles. Vale lembrar que os ossos cozidos ou assados, sobras de refeições da casa, não devem ser dados em hipótese alguma. 

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre ossos para cachorro, permitindo que você escolha as opções mais seguras e saudáveis para o seu animal de estimação.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu