🎁 Presente de boas-vindas: Use o cupom PRI10 e ganhe 10%OFF em sua primeira compra hoje!

Clicker para adestramento: o que é, vantagens e como usar

clicker para adestramento

Os cachorros são ótimos companheiros e, em alguns casos, também são perfeitos para aumentar a segurança da residência. Em todas as situações, é comum se preocupar com a educação do animal: aqui, o clicker para adestramento pode se tornar essencial. 

Adestrar o cachorro nada mais é do que um processo para auxiliar na aprendizagem do animal para que ele saiba executar tarefas e obedecer ao tutor, principalmente para que ele saiba respeitar limites e não tenha atitudes prejudiciais, como aquele instinto destruidor que, apesar de divertido, pode trazer alguns incômodos. 

Se você procura alternativas para adestrar o seu pet e quer saber mais sobre o clicker, continue a leitura deste post!

Aproveite e compre o Apito e Clicker Whizzclick com o melhor preço do mercado. Confira!

 

O que é clicker de adestramento?

O clicker para adestramento consiste em uma caixinha que tem um botão utilizado para emitir som, que pode ser usado para reforçar o comportamento do cachorro ou de outros animais durante o treinamento. Como o nome diz, ao ser pressionado, o botão solta um barulho como “click”, que deve ser usado para mostrar os acertos do animal.

Contudo, para que a técnica tenha os efeitos esperados, é importante entender como fazer o adestramento corretamente, de modo a educar o cachorro com cuidado, sempre com atenção ao seu bem-estar. Uma das dicas para ter sucesso é contar de produtos de qualidade para auxiliar nessa hora, como os disponíveis na loja da New York Pets!

Para que serve o clicker de adestramento?

Ele é uma ferramenta de apoio para ajudar a educar o cão, facilitando a comunicação com o tutor por meio dos “clicks” emitidos pelo dispositivo, que informam sobre as ações corretas e ajudam no reforço positivo. 

O que é adestramento positivo?

Para que serve o clicker

O adestramento positivo é aquele que procura educar o animal sem que ele sofra punições pelos erros. Ele foca em dar reforços ou prêmios ao pet quando ele cumpre as tarefas esperadas, o que demonstrará que ele certou  entenda o que o tutor deseja em cada comando.

Petiscos, carinho e outras recompensas trazem grandes resultados para incentivar os animais a cumprirem os comandos dados, sem que seja preciso utilizar de violência ou outra ação prejudicial. 

Quais são as vantagens do adestramento com o clicker?

Esse dispositivo é cada vez mais popular devido aos benefícios que ele proporciona no processo de adestramento. Conheça os principais!

Simplicidade

O tutor ou o responsável pelo adestramento consegue usar o dispositivo com facilidade, já que basta apertar um botão para ativar o click. Isso facilita a comunicação com o cachorro para que seja possível ensinar mais truques e ações.

Estímulo

O clicker para adestramento ajuda a estimular o cachorro, já que ele tem uma resposta para as suas ações positivas — o som emitido pelo dispositivo, seguido do estímulo, como o petisco. 

Distância

O clicker pode ser usado mesmo quando se está um pouco longe, já que o som emitido é responsável pelo principal estímulo. Porém, é fundamental contar com outros reforços positivos para otimizar os resultados. 

Como é feito o adestramento com clicker?

O adestramento com clicker é simples, mas exige atenção. Para começar, é preciso entender que ele é uma ferramenta para adestramento com reforço positivo, então é usado quando o animal realiza as ações esperadas. 

O tempo entre a ação do cão e o som emitido deve ser o mais curto possível, para facilitar a compreensão do animal. Além disso, o clicker para adestramento deve ser pressionado apenas uma vez e seguido de algum reforço positivo. 

Afinal, o adestramento com clicker é eficaz?

como é feito o adestramento com clicker

Esse método apresenta muitos benefícios e costuma ter resultados positivos no adestramento, porém, é preciso ter em mente que os cães contam com temperamento e personalidades específicas.

Portanto, não existe garantia de que essa técnica sempre apresentará todos os resultados esperados. O cão pode se assustar com o barulho emitido pelo dispositivo ou podem acontecer outras intercorrências, porém, esse é um dos métodos mais eficazes. 

Como usar o Clicker: 4 dicas fáceis para adestrar seu cão

Se você tem interesse em usar o clicker para adestramento, confira 4 dicas essenciais para ajudar nessa tarefa.

1. Apresente o clicker ao cachorro

Para começar, apresente o dispositivo para o seu pet. Deixe que ele fique próximo, cheire e mate toda a curiosidade que o objeto pode gerar. A familiaridade ajudará a fazer com que ele aceite o reforço positivo, além de evitar que ele desenvolva sentimentos conflituosos, como o medo, ao ver o clicker ou ouvir o som emitido. 

2. Use o clicker ao dar agrados 

O clicker para adestramento tem um papel importante na educação do pet, então é importante ativá-lo sempre que der petiscos e outros agrados. Isso ajudará o cão a associar o som ao estímulo positivo, o que fará com que ele atenda aos comandos mais facilmente no futuro.

3. Adote comandos verbais 

Crie comandos de voz que sigam um padrão, considerando o tom de voz utilizado e as palavras, para que o cão consiga identificá-lo em meio a outras falas. Isso, junto ao reforço utilizado com o clicker, é essencial para que ele aprenda a obedecer aos comandos específicos. 

4. Pratique as ordens ensinadas

Você já ouviu que a prática leva à perfeição, não é? Quando se fala em adestramento com clicker, não é diferente. Mesmo que o cão tenha aprendido os comandos, faça treinos para reforçar a aprendizagem, sempre seguindo os mesmos padrões.

Cuidados que você deve tomar ao adestrar seu pet com clicker

Existem alguns cuidados que devem ser adotados para obter bons resultados com o clicker de adestramento. O primeiro é entender como funciona o dispositivo e compreender que ele faz parte de um processo de aprendizagem do animal, o que exige paciência do tutor. 

Também é necessário se preparar para aliar o clicker a outros reforços positivos, como os petiscos, que conseguem conquistar facilmente os cachorros. Por fim, o “click” deve ser emitido sempre de forma imediata à realização da atividade desejada pelo animal, para facilitar o entendimento dele sobre o cumprimento do comando dado. 

Caso ache necessário ou dependendo do nível de treinamento desejado, procure suporte de um veterinário para entender quais as medidas mais adequadas e, se necessário, busque auxílio de profissionais especializados em adestramento com clicker.

Perguntas frequentes sobre adestramento com clicker 

vantagens do adestramento

Ainda tem dúvidas sobre esse dispositivo? Então confira as principais perguntas e respostas sobre o assunto!

O adestramento com clicker também serve para gatos?

Sim. Apesar de ser bastante utilizado com os cachorros, o clicker para adestramento pode ser usado com diversos animais, como gatos, cavalos e, até mesmo, golfinhos. 

Clicker funciona para cachorros de todas as idades?

A técnica pode ser aplicada com cachorros de qualquer idade, desde que sejam utilizadas as melhores práticas com o reforço positivo. No entanto, animais mais velhos podem demandar um pouco mais de esforço no processo.

Posso usar o clicker para advertir seu pet quando ele tiver um comportamento negativo?

Não. Como o clicker para adestramento é usado em conjunto com reforços positivos, o uso para advertência diante de erros confundirá o animal. Esse é um dispositivo usado para reforçar os comportamentos positivos do cachorro. 

Os mais saudáveis e deliciosos petiscos você encontra aqui na NY Pets. Confira!

Consigo adestrar meu cachorro apenas com o clicker?

O clicker deve ser utilizado com outras práticas de reforço positivo, especialmente guloseimas e petiscos. Isso é importante para associar o som à experiência agradável do cachorro, que ajudará no aprendizado a respeito do comportamento e truques ensinados. 

Para facilitar o adestramento, lembre-se do reforço positivo para facilitar o processo e torná-lo mais agradável para o cão. Os petiscos são uma ótima opção para isso e você encontra diversos produtos de qualidade na New York Pets, confira!

Depois de conhecer mais sobre o clicker para adestramento e como ele pode ser utilizado, você terá mais facilidade para identificar se essa é a melhor alternativa para educar o seu pet!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu