🎁 Presente de boas-vindas: Use o cupom PRI10 e ganhe 10%OFF em sua primeira compra hoje!

Por que os gatos ronronam? Entenda os 6 principais motivos

Por que os gatos ronronam

Se você tem gato ou já conviveu com esses bichanos, já deve ter se perguntado por que os gatos ronronam. Esse som que parece um barulho de motor é bastante associado à felicidade do animal pelos tutores, mas o comportamento não se resume a isso. Existem diversos motivos que podem fazer o gato ronronar, então é importante entendê-los para identificar cada situação e lidar com isso da melhor forma. 

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post para mostrar por que os gatos ronronam. Acompanhe!

O que é o ronronar?

O ronronar é um som emitido pelos gatos, criado pela vibração da laringe e do diafragma, que afeta as cordas vocais. Isso acontece quando o pet puxa o ar para os pulmões, ao contrário do que acontece nos rugidos, em que o ar é expelido com mais força.

Ele é bastante ligado à satisfação do animal, mas em alguns casos pode demonstrar alguma necessidade ou problema do gato, então é preciso observar com atenção. Além disso, vale a pena investir em brinquedos e produtos que ajudem a deixar o pet mais feliz, como as opções disponíveis na loja da New York Pets!

É normal o gato ronronar?

Apesar de algumas pessoas ficarem assustadas ao escutar o barulho pela primeira vez, é normal que o gato ronrone. Isso faz parte da comunicação do seu pet, permitindo que o bichinho se expresse melhor. Com o tempo, o tutor consegue identificar as causas do som, ajudando a entender quando o gato está feliz, ansioso ou com algum problema, da mesma forma que acontece com os miados. 

Por que os gatos ronronam: 6 principais motivos

É normal o gato ronronar

Ronronar costuma ser algo positivo, mas nem sempre é um bom sinal. A seguir, listamos os principais motivos para isso. Veja só!

1. Satisfação

Esse é o motivo mais conhecido e mais comum. Quando eles estão felizes e satisfeitos, é normal que eles comecem a ronronar para demonstrar isso aos tutores ou outros animais com quem eles convivem.

Você sabe por que os gatos ficam amassando com as patas? Muitas vezes, isso é feito enquanto eles ronronam devido à sensação de conforto que eles sentem. Por causa disso, também é comum perceber o gato ronronando no colo ou quando recebe carinho. 

2. Comunicação

Como os gatos ronronam por diferentes motivos, essa também é uma forma de comunicação. Nesse caso, é importante ter atenção para compreender os diferentes tipos de ronronar, que muda a frequência conforme a causa do som. 

3. Fome

Quando os gatos ficam com fome ou está perto do horário em que o tutor sempre dá ração, eles também podem ronronar. Nesse caso, o comportamento é associado à infância, já que esse é o mecanismo usado pelos filhotes para chamar a atenção da mãe para ser amamentado. 

4. Cautela

Se o gato conhece um lugar novo, ele pode ronronar enquanto explora o ambiente, demonstrando a sua cautela e o cuidado ao andar pelo novo espaço. Quando isso acontece, o barulho costuma ser um pouco mais alto do que o normal.

5. Dor

Quando o pet está machucado ou com alguma doença que cause dor, é possível que ele ronrone. Aqui, o ronronar teria um motivo biológico: alguns estudos indicam que eles auxiliam a cura do animal, estimulando o organismo. Durante o parto, por exemplo, é comum que as fêmeas emitam esse som. 

6. Durante o sono

Também é bastante comum que os gatos ronronem enquanto dormem. Aqui, além da sensação de prazer, a ação pode ter relação com a frequência do barulho do ronrom, que varia entre 25 e 150 hertz e estimula o poder de cura do corpo — a mesma utilizada como suporte para a cicatrização e aumento da densidade dos ossos. 

Assim, uma das justificativas sobre por que os gatos ronronam é que o organismo do felino se beneficiaria disso, se recuperando durante o sono. 

O ronronar dos gatos pode ser benéfico para os humanos?

O ronronar dos gatos foi alvo de diversas pesquisas que concluíram que ele pode beneficiar os humanos. Um estudo feito na França, demonstrou que o som aumenta a sensação de bem-estar e a serenidade, além de ajudar no sono. 

Em 2008, a Universidade de Minnesota, em Minneapolis, demonstrou que os felinos conseguem aliviar o estresse dos donos e, como esse é um dos fatores de risco de problemas cardiovasculares, a pesquisa indicou que ter um gato reduz em 30% os riscos de ter um ataque cardíaco. Incrível, não é?

Afinal, todo gato ronrona?

ronronar dos gatos pode ser benéfico

A maioria dos gatos emitem o som, mas pode ser que o seu pet não faça isso. Mas por que tem gatos que não ronronam? Não existe uma explicação certa para isso, porém, o comportamento costuma ser associado aos gatos que não tiveram contato com a mãe. 

Como eles são estimulados a ronronar para se alimentar, sem a presença materna eles acabam por não desenvolver o hábito. Então, não precisa se preocupar se o seu felino não fizer esse som. Porém, caso ache necessário, consulte um veterinário para ter mais segurança em relação à saúde do seu bichinho. 

Meu gato parou de ronronar, devo me preocupar?

E quando o gato parou de ronronar depois de um tempo? Nesse caso, redobre a atenção. Existem casos em que o felino deixa de ronronar com o crescimento, porém, isso pode significar que ele está com algum problema.

Como essa é uma alteração no comportamento do gato, vale a pena consultar o veterinário para que ele faça um check-up e verifique se existe algum problema de saúde. Assim você ficará mais tranquilo com o bem-estar do seu pet. 

Gatos amam brincar com bolinhas. Aproveite as nossas promoções. Confira!

Como estimular o ronronar do gato?

O barulho do pet ronronando é extremamente satisfatório quando sabemos que ele está feliz, não é verdade? Por causa disso, é bastante comum querer saber como fazer o gato ronronar. A melhor forma de fazer isso é manter um relacionamento amigável com o felino, com carinho, brincadeiras e conversas, sempre respeitando os limites do pet, afinal, nem sempre eles gostam de colo. 

Para criar mais momentos de diversão com o pet, invista em brinquedos. Isso ajuda a criar um bom relacionamento e traz novas atividades para o seu gato. Confira as opções da NY PetsViu só? Agora que você já sabe por que os gatos ronronam, ficará mais fácil observar o comportamento do bichinho e compreender o que ele tenta comunicar com o som. 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu