Golden Retriever: Tudo sobre uma das raças mais queridas

Golden Retriever

O Golden Retriever é conhecido por seus pelos dourados, sendo uma das raças mais populares por seu companheirismo. Porém, é sempre importante entender as características dessa linhagem para saber quais cuidados adotar e garantir que a família terá as melhores condições para acolher o cão. 

Quer saber mais sobre esses cachorros adoráveis? Então, continue com a gente e confira o nosso guia completo sobre a raça!

Conheça a história e origem do Golden Retriever

A raça Golden Retriever foi desenvolvido na  Escócia, Reino Unido, em uma propriedade serrana que pertencia ao Sir Dudley Majoribanks, que ficou conhecido como Senhor Tweedmouth. O objetivo era criar uma raça que fosse boa na caça de aves aquáticas, com um olfato aguçado e um ótimo temperamento. 

Foram feitos cruzamentos de algumas raças, entre elas o Retriever e o Tweed Water Spaniel, que já está extinta. Por isso, no início a raça era variada, mas passou por uma seleção até chegar ao cachorro que conhecemos, o que aconteceu no fim do século XIX.

Por causa disso, a raça foi aceita pelo Kennel Club da Inglaterra somente em 1913 como “Retriever – amarelo ou dourado”, sendo que o nome atual só foi criado em 1920. Além disso, no Kennel Club americano, o reconhecimento do Golden Retriever só aconteceu em 1932. 

Desde então, o cão ganha cada vez mais espaço entre as famílias, mas é importante saber como cuidar deles e sempre ter produtos de qualidade para cuidar do seu companheiro. Você pode conferir algumas opções em nossa loja, acesse agora!

Principais características da raça Golden Retriever

história e origem do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão de grande porte tem uma aparência dócil, com olhos escuros e afastados, e orelhas triangulares e caídas. Ele costuma ser bastante musculoso e robusto, com uma personalidade bastante amigável. A seguir, explicaremos as principais características para que você aprenda mais sobre essa raça incrível!

Expectativa de vida

Em geral, um Golden Retriever vive entre 10 e 12 anos, porém, quando se fala em expectativa de vida é importante ter em mente que isso varia conforme as condições do dia a dia, os hábitos e o desenvolvimento de doenças durante o crescimento. Por isso, cuide sempre muito bem do seu pet, assim, ele terá uma vida mais longa e saudável ao seu lado. 

Tamanho e peso

Ele é um cachorro de grande porte que, na fase adulta, costuma ter uma altura entre 51 e 61 cm, com peso entre 25 e 34 kg. 

Tipos e cores de Golden Retriever

O pelo pode ser liso ou ondulado, sendo que o subpelo é sempre mais denso. Já as cores variam entre tons de creme ou dourado. Geralmente, a cor e o tamanho variam entre os tipos de Golden Retriever, que pode ser:

  • britânico: tem o focinho mais largo e curto, pernas mais curtas;
  • americano: um cão mais esguio e menos encorpado que os britânicos;
  • canadense: semelhantes aos americanos, costumam ter tonalidades mais escuras, mas ainda dentro do padrão da raça.

E não existe Golden Retriever preto? Muitas pessoas ficam em dúvida por acreditar que já viram cães da nessa cor. Porém, isso acontece apenas quando há cruzamento entre raças ou quando se trata de outro animal, como o Flat-coated Retrievers, que tem uma aparência semelhante e cores escuras. 

Algo parecido acontece em relação ao Golden Retriever branco: os filhotes têm uma cor mais clara que, muitas vezes, é semelhante ao branco. Mas o animal adulto terá tons cremes ou dourados. No entanto, se o cão for realmente branco, não será um cachorro puro da raça. 

Personalidade e temperamento do Golden Retriever

curiosidades sobre Golden Retriever

Os cães da raça são extremamente adaptáveis, conseguindo conviver bem com qualquer pessoa e, até mesmo, com outros animais. Além disso, são extremamente inteligentes e fáceis de treinar, motivo pelo qual ele é uma ótima opção para cão de companhia ou guia, para auxiliar quem tem problemas de visão. 

Assim, podemos dizer que o Golden Retriever tem muito em comum com o labrador quando se trata da personalidade. Mas não é só isso: os goldens também são amigáveis e adoram brincar, então são ótimos com crianças. 

Por causa desse temperamento, eles também são usados como animais de terapia. E para complementar, o animal também é conhecido por sua coragem, força e porte, então pode ser treinado para buscas e resgate. Enfim, se você contar com um cachorro dessa raça, terá um companheiro obediente, confiável e amável.

Contudo, também é preciso estar preparado para dar carinho e atenção, com muitas brincadeiras. Eles são dependentes e um pouco carentes, então se ficarem longos períodos sozinhos ou não receberem a devida atenção de seus tutores, eles podem desenvolver comportamentos inadequados. 

Quer saber uma curiosidade? Apesar de seu porte grande e seu jeito desajeitado, a raça é extremamente cuidadosa e delicada. Por isso, eles são capazes de levar ovos crus com a boca sem que eles quebrem, demonstrando o controle que eles têm sobre sua força. 

Como cuidar bem de um Golden Retriever?

Conhecendo as características da raça, é bem comum acreditar que esse é o companheiro ideal. Se você também acha isso, é importante saber como cuidar de um cachorro golden retriever, afinal, é preciso ter atenção a alguns pontos para que ele se mantenha saudável e feliz. Aprenda a seguir!

Higiene

um filhote de Golden Retriever

Os pelos do Golden Retriever contam com duas camadas, fazendo com que eles sejam bastante espessos. Diante disso, é preciso ter atenção em relação à higiene, com banhos, pelo menos, mensais, mas que podem ser dados em maior frequência. A vantagem é que essa raça adota água, então facilita essa tarefa. 

É importante manter os ouvidos secos para evitar infecções, que são mais propensas nesses cães devido à sua afinidade com a água, o que pode fazer com que eles se molhem mais. Vale a pena investir em limpadores específicos recomendados pelo veterinário.

Outro cuidado na rotina é fazer a escovação diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana para evitar que o pelo fique muito embaraçado, evitando nós. Já os dentes devem ser escovados duas a 3 vezes na semana, mas é ainda melhor quando isso é feito diariamente. 

Alimentação

A alimentação do Golden Retriever deve ser balanceada para que ele fique em boa forma. Como é preciso atender às necessidades do organismo, é importante que as rações para golden retriever sejam sempre premium ou super premium, para raças grandes, sempre considerando as características do animal. 

Saúde e bem-estar 

Os cachorros da raça precisam de exercícios físicos e atividades — caminhadas de meia hora ou exercícios duas vezes ao dia são ideais. Sem isso, eles podem desenvolver alguns problemas relacionados ao comportamento. 

Também é necessário fazer um acompanhamento frequente no veterinário a fim de detectar doenças precocemente, pois a raça tem predisposição a alguns problemas como:

  • atrofia progressiva da retina, que causa a perda da visão gradativamente;
  • catarata, que trata de alterações nas lentes dos olhos, que ficam mais opacas e prejudicam a visão;
  • displasia de cotovelo, que gera a má formação da cartilagem na articulação, fazendo com que ela sofra danos e cause dores;
  • displasia de quadril, que causa a má formação das articulações durante o crescimento;
  • problemas no coração (geralmente por fatores genéticos);
  • alergias e dermatites, principalmente quando a pelagem for muito densa.

No entanto, com um bom acompanhamento profissional é possível manter o seu pet saudável e oferecer todos os cuidados necessários para tratar doenças ou lesões. 

Como cuidar de um filhote de Golden Retriever?

raça Golden Retriever

As ninhadas do Golden Retriever costumam ter entre 6 e 8 filhotes, então se você é o dono de uma cadela grávida, é preciso se preparar. Além disso, na adoção ou compra de cachorro é preciso ter atenção aos cuidados para que o pet cresça de forma saudável. 

O Golden Retriever recém-nascido deve ser amamentado pela mãe, sendo que o desmame pode ter início após 4 semanas. Caso seja órfão, conte com um veterinário para que ele indique os melhores suplementos para a alimentação do filhote. 

Ao lidar com o filhote de golden retriever é importante saber impor limites com firmeza, mas sem brigas e brutalidade. Eles gostam de brincar mordendo, então caso tenha crianças, é preciso ensiná-la a como lidar com o cachorro, além de tentar educar o animal para que ninguém se machuque. 

Além da criação afetuosa, adotando os cuidados comuns para a raça, é essencial consultar um veterinário regularmente para verificar o crescimento do animal e esclarecer dúvidas. Outro ponto de atenção são as vacinas, que devem ser administradas a partir dos 45 dias. 

Em geral, são administradas duas: a polivalente (V8, V10 etc.), que tem 3 doses, e a da raiva, que é em dose única, todas com reforço anual. Essa é uma medida essencial para evitar doenças e proporcionar mais saúde para o pet. 

Principais dúvidas e curiosidades sobre a raça Golden Retriever

É normal que ainda existam dúvidas sobre o assunto, então listamos as principais perguntas e respostas sobre os cachorros Golden Retriever. Acompanhe!

Qual a melhor idade para adestrar um Golden Retriever?

O cachorro da raça é muito inteligente, o que facilita o seu adestramento. Normalmente, ele consegue ser adestrado com facilidade para realizar tarefas e aprender alguns truques. Sempre que possível, os treinos devem iniciar enquanto eles ainda são filhotes, para que ele aprenda com mais facilidade. 

Caso deseje, pode contar com um adestrador para auxiliar, mas é fundamental acompanhar todas as aulas de perto para desenvolver vínculos e aprender como dar ordens ao pet, sempre respeitando o seu temperamento e limites.

Quantas vezes um Golden Retriever pode comer por dia?

O ideal é que ele coma duas vezes por dia, sem deixar a ração para golden retriever à disposição o dia todo. Primeiro, porque isso prejudica a qualidade do alimento: a umidade do ar e da saliva do animal que ficam no pote colabora com o desenvolvimento de fungos e bactérias prejudiciais à saúde. 

Além disso, a exposição ao ambiente faz com que os nutrientes entre em processo de oxidação devido ao contato com o ar. Assim, ele perde o valor nutricional. Por fim, isso pode fazer com que o cachorro se alimente em excesso, o que pode resultar na obesidade. 

Golden Retriever pode viver em apartamento?

Apesar de ser calmo dentro de casa, esse é um cão que tem grandes necessidades de exercícios e espaços, então não é a raça mais recomendada para famílias que vivem em apartamentos, principalmente quando não há espaços no condomínio para que os animais possam correr e se exercitar. 

Golden Retriever late muito?

curiosidades sobre Golden Retriever

O Goldens não costumam latir muito. Normalmente, fazem isso apenas quando é necessário ou para alertar os donos. Por isso mesmo, é importante que ele não fique longos períodos sozinhos: nesses casos, o latido pode se tornar frequente para tentar chamar a atenção das pessoas.

O Golden Retriever solta muito pelo?

Os cães da raça Golden Retriever costumam soltar bastante pelo, com um volume maior durante a primavera e o outono. Por isso, é preciso se preparar para lidar com essa questão em casa, já que o chão, os móveis e as roupas podem ficar com pelos.

Contudo, existe uma dica para ajudar com o problema: a escovação. Durante o processo, o excesso de pelo ficará na escova, evitando que ele caia pela casa. Outro motivo para investir nesse cuidado!

Quanto custa um Golden Retriever?

Se você se interessou pela raça e quer saber o valor do Golden Retriever, saiba que ele varia bastante de acordo com o canil e o criador. Geralmente, o preço varia entre R$ 1.000 e R$ 7.000. 

Isso acontece porque uma boa criação, assim como a obtenção dos pedigrees, exigem um alto investimento. Portanto, desconfie de valores muitos baixos e sempre pesquise o canil antes de efetuar a compra. 

Gostou de saber mais sobre essa raça? Se você já tem ou quer ter um pet, é importante ter produtos de qualidade para o dia a dia. Para isso, a New York Pets conta com ótimas opções, confira em nosso site!

Viu só? Se você busca um cão confiável, leal e amigável, e conta com espaço e tempo disponíveis para brincar com o animal e fazer com que ele se exercite, sem dúvidas o Golden Retriever é uma ótima opção para a sua casa!

1 Comentário

  1. Amei as informações, sempre útil para ensinar a quem nada sabe, como eu! Sempre sonhei em ter um Golden Retrivier, o problema é achar um lugar confiável para comprar! Agradecida pelas orientações pessoal! ErlaneChaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal