🎁 Presente de boas-vindas: Use o cupom PRI10 e ganhe 10%OFF em sua primeira compra hoje!

Enriquecimento ambiental: o que é e importância para seu pet

enriquecimento ambiental

Você conhece o conceito de enriquecimento ambiental? Essa é uma maneira de estimular o seu pet e proporcionar experiências mais interessantes. Mesmo que o animal tenha um espaço confortável na casa, a vivência se torna bastante limitada quando comparada às opções existentes na natureza.

Diante disso, a prática oferece uma interessante alternativa para aumentar o bem-estar físico e psicológico dos animais, por isso a prática ganha cada vez mais espaço entre os donos.

Quer saber por que isso é tão importante? Então continue a leitura deste post e aprenda!

Os melhores brinquedos interativos para cães e gatos você encontra aqui. Confira nossas promoções!

O que é enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental consiste em um conjunto de práticas que são adotadas para modificar o ambiente onde os animais vivem, estimulando-os de diferentes formas para trazer mais qualidade de vida.

Com o objetivo de trazer experiências novas e, sempre que possível, semelhantes às existentes na natureza, isso permite que eles expressem o seu comportamento natural. 

Diante desse cenário, a dica mais comum é contar com brinquedos para cachorros ou para gatos ajudam nos estímulos e servem como ferramenta para ajudar no enriquecimento ambiental.

Como surgiu o enriquecimento ambiental

Esse conceito começou a ser aplicado na década de 70 em zoológicos de diversos lugares do mundo, com o objetivo de criar um espaço mais semelhante à natureza para os animais em cativeiro. A ideia era proporcionar desafios físicos e mentais, que ajudam a combater problemas comportamentais. 

Com o tempo, os benefícios da prática se tornaram mais evidentes, o que fez com que várias pessoas desenvolvessem técnicas para aplicar o método em suas casas, com os animais de estimação. 

Qual a importância do enriquecimento ambiental para os animais?

Essa prática traz diversos benefícios para gatos, cachorros e outros animais domésticos, sempre relacionados ao bem-estar, saúde e qualidade de vida. Confira os principais:

  • gasto de energia física e mental;
  • conexão com os seus instintos;
  • desenvolvimento de habilidades e inteligência;
  • redução da agressividade;
  • diminuição do medo de situações novas;
  • melhora na confiança do animal.

Quais são os tipos de enriquecimento ambiental?

como surgiu o enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental pode se relacionar a diferentes aspectos da vivência do animal. Todos eles acabam interligados em algum momento, mas vale a pena entender os diferentes tipos.

Alimentação

Na natureza, a alimentação é variada e conta com diferentes gostos ou texturas, além de oferecer desafios para que os animais conquistem a refeição. Nesse caso, vale a pena modificar a forma de apresentar os alimentos, sem que ela sempre se limite ao pote de ração.

Dar frutas de época e outros alimentos que sejam saudáveis para o pet, sempre observando a indicação veterinária, é uma alternativa. Também existem petiscos que oferecem texturas diferenciadas e brinquedos recheáveis que ajudam a estimular o seu animal de estimação. 

Sensorial

O enriquecimento ambiental sensorial para cães e gatos trata do espaço onde ele vive e busca estimular os 5 sentidos: audição, olfato, visão, tato e paladar. Assim, vale utilizar sons, aromas e diferentes texturas. Os alimentos também podem ser usados nesse momento. 

Físico

Faz referência ao ambiente em que o animal vive e serve para estimular mentalmente e fisicamente os pets. Nesses casos, é possível investir em mobílias diferenciadas, brinquedos,  substratos (terra, grama, areia, etc.), cordas e estruturas para escalar. 

Cognitivo

Ele tem relação com o aprendizado e o raciocínio do animal. Diante de desafios, será que ele consegue superá-los? A ideia é oferecer oportunidades para que ele desenvolva habilidades e aprenda novas práticas.

Ensinar o cachorro a sentar e deitar, por exemplo, é uma prática de enriquecimento cognitivo. Em geral, as tarefas são seguidas de reforços positivos, como petiscos, para manter o estímulo para que ele conquiste novos desafios. 

Social

O último tipo é o enriquecimento social e trata das relações do seu pet com humanos e outros animais. A melhor forma de estimular é proporcionar a convivência dele com pessoas e outros pets. Essa prática é importante para que eles fiquem mais confiantes, percam o medo e, até mesmo, se tornem menos agressivos. 

Como fazer enriquecimento ambiental para seu pet?

Existem diversas alternativas que você pode adotar, porém, é preciso ter criatividade para trazer inovações. Se o ambiente e os objetivos forem sempre os mesmos, os estímulos deixarão de existir. Quer ajuda para isso? Então veja algumas ideias!

Ideias de enriquecimento ambiental para cães

Para quem deseja aprender como fazer enriquecimento ambiental para cachorro, a principal dica é pesquisar inspirações e conhecer as opções do mercado. Existem produtos desenvolvidos especificamente para auxiliar nessa experiência. Algumas opções comuns são:

  • bolinhas;
  • petiscos;
  • cordas;
  • tapetes;
  • brinquedos interativos;
  • aromatizantes.

Você também pode apostar em opções caseiras: espalhar alguns temperos pela casa, proporcionar um espaço com areia, grama e folhas secas ou preparar alimentos diferenciados — mas pergunte ao veterinário quais são os mais indicados!

Ideias de enriquecimento ambiental para gatos

A prática para gatos segue o mesmo princípio do que falamos sobre os cães: conheça os produtos do mercado que ajudam a estimulá-los. Para os felinos, arranhadores, nichos, redes e fontes de água são as opções mais comuns. 

Porém, os brinquedos também exercem um papel importante, principalmente na aproximação do pet. As varinhas, por exemplo, estimulam o instinto caçador enquanto ele brinca com os donos. 

Uma dica para ajudar a manter os estímulos para todos os animais é fazer um tipo de rodízio, trocando os objetos utilizados periodicamente, fazendo a troca antes que eles se tornem desinteressantes. Assim, você conseguirá melhores resultados ao aplicar essa prática. 

Qualidade, segurança e amor pelo seu pet. Conheça a New York Pets e ofereça o melhor para o seu animalzinho!

Compre um kit enriquecimento ambiental para seu pet

Para facilitar, é possível comprar um kit enriquecimento ambiental para seu pet, com diversos itens para uma experiência completa — tapetes, petiscos, arranhadores, brinquedos, etc. É importante ter uma boa quantidade de objetos para variar as práticas da melhor maneira. 

Para encontrar opções de qualidade, acesse o site da New York Pets e confira os nossos produtos para o bem-estar do seu animalzinho!

Depois de conhecer todas essas informações e dicas sobre enriquecimento ambiental, que tal começar a organizar a sua casa para aplicar essa técnica? Dessa maneira, você proporciona maior qualidade de vida e saúde para o seu pet!

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu