Como os Cães Aprendem e Como Ensiná-los

como os cães aprendem?

Créditos: Joy e Pepper / Instagram: @joy.2theworld

Como os cães aprendem?

Você sabe como os cães aprendem? Já se perguntou por que algumas vezes seu cão parece não compreender o que você quer que ele faça ou por que ele faz as coisas de certa forma? Esse é um comportamento muito comum de acontecer, certo? Principalmente quando o cão é novo na casa ou ainda está na fase filhote. Mas você sabe qual o motivo disso acontecer?

Isso acontece porque os cães têm sua própria maneira de perceber e compreender o mundo a sua volta e para termos uma boa relação com eles precisamos entender como aprendem, tentar enxergar o mundo a partir da perspectiva deles, saber o que é importante para eles!

Nesse post você aprenderá quais passos seguir para uma melhor interação com o seu cão, aprendendo assim como ensinar o seu amigo de quatro patas a fazer coisas como, pular, girar, bater as patinhas, entre outros.

Cães não são humanos!

Um dos primeiros passos é parar de imaginar que eles pensam como nós, humanos. Os cães não fazem as coisas por “birra” ou “vingança”, esses sentimentos são tipicamente humanos! Os cães possuem alguns comportamentos naturais da espécie e precisam expressá-los de alguma forma. Roer seria um exemplo, se eles não tiverem um brinquedo específico para isso, vão acabar roendo seu sapato e não terão feito isso por “birra” ou “vingança”, mas simplesmente porque roer é uma necessidade deles!

Aprendizado por recompensas

Já vimos anteriormente as principais diferenças entre o adestramento tradicional e o adestramento positivo, mas resumidamente, no adestramento positivo, que é o que recomendamos, a base do ensino é recompensar os comportamentos que você quer que seu cão tenha. Isso se chama reforço positivo, um princípio da psicologia humana estudado desde 1930 por Edward Thorndike e depois por Skinner, que criou a teoria da aprendizagem através de recompensas, ou comportamento operante (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).

Segundo essa teoria, todos os nossos comportamentos têm uma consequência imediata, que podem ser boas ou ruins. Se a consequência é boa, ela age como um reforço, pois tendemos a repetir o que fizemos para atingirmos novamente essa consequência. Acontece da mesma forma com os cachorros!

Na New York Pets, você encontra diversas formas de recompensas para presentear o seu cão nos momentos de aprendizado! Confira!

Como ensinar meu cachorro?

Créditos: Instagram: @cookie_bordercollie

Devemos mostrar claramente o que queremos que o cachorro faça e faremos isso recompensando esses comportamentos com algo que ele goste muito! Pode ser um petisco (o que é aconselhável no início, pois é uma das melhores recompensas para estimular o cão), atenção, carinho ou brinquedos.

A recompensa é tudo aquilo que o cão deseja muito e ela reforçará um comportamento! O cão, ao realizar um comportamento e ser recompensado por isso tenderá a repetir esse comportamento no futuro para ganhar novamente a recompensa!

Na foto ao lado, vemos que uma das recompensas que a Cookie mais ama são os peixes desidratados da Lecker!

Um exemplo, se você quer ensinar seu cão a não pular em você, ensine-o primeiro a se sentar. Depois de reforçar o comportamento de sentar várias vezes, o cão irá fazer isso para ter sua atenção quando você chegar em casa, pois saberá que não a conseguirá pulando, logo, o cão fará o que precisar para ter a sua atenção, no caso, se sentando.

Os cães aprendem constantemente! No dia a dia, podemos reforçar comportamentos mesmo sem perceber! Uma ideia é fazer uma lista do que você quer ensinar ao seu cão e de todas as recompensas que ele mais gosta, isso ajudara a direcionar o treino e tornará esse momento mais divertido para você e para o seu cão!

 

 

MOREIRA, Márcio Borges & MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios básicos da análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ACESSE AGORA E COMPRE ONLINE -> www.nypets.com.br

Deixe seu comentário <3

Menu Principal