🎁 Presente de boas-vindas: Use o cupom PRI10 e ganhe 10%OFF em sua primeira compra hoje!

Como cuidar de cachorro recém-nascido: Guia completo!

cachorro recém nascido

Os filhotes de cachorro, com toda a sua fofura, despertam os instintos de proteção e preocupações entre os donos. Você já se perguntou como cuidar de cachorro recém-nascido?

Isso pode ser necessário por diversos motivos, como a gravidez de um pet da casa ou o resgate de algum animal que foi abandonado. Em qualquer caso, é essencial saber como agir para garantir que ele fique seguro e saudável.

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido. Acompanhe!

O que você deve saber para cuidar de um cachorro recém-nascido

O primeiro passo deve ser sempre buscar atendimento veterinário, para fazer uma avaliação do pet e verificar se existe algum ponto de preocupação. Ele também dará as principais indicações sobre os cuidados que serão observados.

Além disso, é preciso preparar a casa para receber o recém-nascido. Para facilitar, conte sempre com produtos de qualidade para receber o novo mascote em casa e garantir todos os cuidados necessários. A New York Pets conta com diversas opções para ajudar, confira!

Alimentação 

Caso esteja próximo à mãe, a amamentação é essencial, mas o filhote pode ter dificuldades para mamar. É preciso ter atenção para ver se eles conseguem se alimentar bem, pois pode ser necessário oferecer ajuda. Nos demais casos, consulte o veterinário para que ele indique todos os cuidados. 

Ambiente

Higienize o ambiente onde o filhote ficará para que ele fique seguro. Se você também for o tutor da mãe, deixe o pote de água e de ração próximos, para que ela não precise se afastar do cãozinho para se alimentar. Os cuidados adotados em relação a mãe são fundamentais para que ela se mantenha saudável para cuidar do recém-nascido e ajudar com o desenvolvimento saudável do pet.  

Temperatura

Os recém-nascidos não conseguem regular a temperatura corporal, então é preciso ter atenção. Caso o ambiente esteja abaixo de 21 graus e ele esteja com a mãe, tenha cuidado com a presença de vento e umidade para protegê-los.

Se a mãe não estiver presente, é importante aquecê-los para manter a temperatura entre 30 e 35 graus, até que o filhote complete 15 dias. 

Necessidades fisiológicas

O metabolismo dos cães é imaturo nos primeiros dias de vida, então é preciso ter atenção às necessidades fisiológicas do filhote. Se ele não estiver acompanhado de sua mãe, os tutores devem saber como estimular as fezes e a urina.

Isso é feito com massagens suaves na região anal e urinária, utilizando um pano macio, um algodão ou um pedaço de gaze com água morna. A ideia é imitar o movimento que seria feito pela língua da mãe. 

Como cuidar de um cachorro recém-nascido com a presença da mãe

cuidar de um cachorro recém-nascido

Se vocês são os donos da cadela e ela teve um bom parto, o principal cuidado é acompanhar a interação entre os animais. A própria mãe cuidará dos estímulos necessários para que o filhote desenvolva suas funções fisiológicas, além de limpar e alimentar o pet. 

Amamentação

A amamentação garante o colostro, que é o primeiro leite produzido pela mãe, e depois proporciona uma alimentação com todos os nutrientes necessários para que o animal cresça mais saudável. 

Quando e como fazer o desmame

O desmame pode ser feito a partir das 4 semanas e costuma durar entre 2 e 4 semanas. Para isso, vale a pena investir em papinhas específicas, que são desenvolvidas para auxiliar nessa fase, enquanto colabora com a transição para a alimentação com ração. 

Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão

O filhote órfão exige alguns cuidados adicionais, já que não terá a mãe por perto. Veja os principais!

O que dar de comer para um cachorro recém-nascido?

Se o pet não tiver acesso à alimentação, o tutor deve adotar alguns cuidados com o cachorro recém-nascido para que ele tenha um desenvolvimento mais saudável. Para ajudar, esclarecemos as principais dúvidas sobre isso:

Posso dar leite de vaca para o filhote?

O leite de vaca é bastante comum para as pessoas, mas quando se fala em como alimentar filhote de cachorro recém-nascido, ele não é indicado, pois não consegue oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso, aumenta o risco de o cão ficar desnutrido e desenvolver problemas de saúde. 

Como amamentar cachorro recém-nascido?

Existem leites desenvolvidos especialmente para a alimentação de filhotes que não tiveram acesso à amamentação. Nesse caso, o veterinário indicará a opção mais adequada de leite para cachorro recém-nascido e a alimentação é feita com o uso de uma mamadeira. 

Como aquecer um filhote recém-nascido?

Se o ambiente estiver com temperatura baixa, o cachorro recém-nascido pode ser aquecido com cobertores, almofadas térmicas ou lâmpadas de aquecimento, que devem ser colocadas em uma altura segura para não ter riscos de queimaduras. 

No entanto, é preciso deixar um espaço livre, sem aquecimento, para que o filhote possa se movimentar caso sinta calor. 

Outros cuidados importantes para cachorros recém-nascidos

cuidar de um filhote de cachorro

Além dos cuidados com a alimentação e o ambiente, existem alguns detalhes importantes para garantir um crescimento saudável. Confira as principais dúvidas sobre o tema!

Como cuidar do umbigo do cachorro recém-nascido?

Primeiro, verifique se ele foi cortado corretamente pela mãe e se não existem sangramentos no local. Caso tenha acompanhado o parto, ligue para o veterinário para entender o procedimento mais adequado. O umbigo costuma cair algumas horas depois, porém, caso perceba alterações, procure atendimento profissional. 

Quais vacinas um cachorro recém-nascido deve tomar?

O filhote deve tomar a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra as principais doenças. Elas são feitas em 3 doses, com pelo menos um mês entre cada uma, sendo que a primeira pode acontecer a partir da sexta semana de vida. Outra vacina importante é a da raiva, que deve acontecer depois que o pet completar 4 meses. 

O que é e qual a importância do vermífugo para cachorro recém-nascido?

O vermífugo é o popular “remédio de verme”, que evita a proliferação desses seres no organismo do cachorro, já que isso pode causar dores, vômitos, diarreia e sangue nas fezes. 

Ele deve ser dado ao filhote com 2 semanas de vida, com reforços a cada 15 dias até ele completar 3 meses, quando as doses passam a ser mensais. Na vida adulta, a vermifugação pode ser semestral. 

6 principais dúvidas sobre cachorros recém-nascidos

Além dos temas que já abordamos, é comum que surjam outros questionamentos sobre os cuidados com os filhotes de cachorro. Por isso mesmo, respondemos as principais dúvidas, veja só!

1. Quando um filhote de cachorro começa a enxergar?

Quando nasce, o filhote ainda não tem o sistema visual totalmente desenvolvido e os olhos ficam fechados. Normalmente, eles se abrem entre o 10º e 14º dia de vida.

2. Pode pegar filhote recém-nascido de cachorro no colo?

Por mais fofos que os filhotes sejam, é importante evitar pegar o pet no colo até que ele complete um mês, já que é a partir dessa idade que o cachorrinho consegue ter mais autonomia. 

3. Cachorro recém-nascido pode tomar sol?

Ele não deve ser exposto ao sol enquanto ainda não tiver um bom controle de seus movimentos e, após isso, vale a pena supervisionar para evitar excessos e queimaduras, especialmente em dias mais quentes. 

4. Cachorro recém-nascido bebe água?

O recém-nascido, em regra, se hidrata pelo leite materno e a água começa a ser introduzida em sua alimentação após a terceira semana de vida. Porém, quando ele não tiver acesso à amamentação, ele deve ter acesso à água limpa e fresca desde o início. 

5. Cachorro recém-nascido pode tomar banho?

Não. Os banhos só devem acontecer após o cachorro completar 3 meses. Depois, eles podem ser feitos com pouca frequência (cerca de uma vez ao mês), utilizando produtos específicos para filhotes. 

6. Como limpar cachorro recém-nascido?

Até que o banho seja liberado, a limpeza deve ser feita com panos macios, algodões, gazes e cotonetes, com auxílio de água morna e sempre delicadamente, sem utilização de outros produtos.

De qualquer modo, as rotinas de limpeza são fundamentais, sempre adotando os cuidados para não machucar o cachorro. Aqui, a qualidade dos produtos faz toda a diferença, então conte com as opções de higiene e beleza da New York Pets para ajudar!

Esperamos que este guia tenha esclarecido as suas dúvidas sobre como cuidar de cachorro recém-nascido para que o novo membro da família cresça mais saudável.

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu